Siga este Blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010


Aprovada em 7 de julho no Senado, depois de tramitar por cerca de duas décadas, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é considerada um avanço no Brasil, país no qual as cidades produzem 150 mil toneladas de lixo por dia, das quais 59% são destinadas aos lixões. Em artigo publicado nesta quarta-feira (28), no jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisadora, diretora e coordenadora da área de Meio Ambiente Urbano do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg, analisou os pontos positivos e negativos da nova lei.

"Entre os positivos eu destacaria, em primeiro lugar, o fato de que o texto aprovado é enxuto e enfatiza a redução, o reúso e o reaproveitamento. Em segundo lugar, o texto tem dez referências à participação das cooperativas de catadores no processo de gestão de resíduos. Há, inclusive, a previsão de financiamento para municípios que façam coleta seletiva com catadores, medida indutora do desenvolvimento das cooperativas", destacou Grimberg.

Segundo a pesquisadora, outro ponto positivo da PNRS diz respeito a proibição da importação de resíduos perigosos e rejeitos cujas características causem dano ao ambiente e à saúde. "Absurdo que a lei corrigiu", observou. Elisabeth Grimberg também elogiou as metas e prazos inclusos na elaboração da PNRS, bem como o tratamento consorciado de resíduos, que permite a pequenos municípios planejarem conjuntamente a destinação. "O fato de a lei garantir remuneração ao Estado, caso ele tenha de se ocupar das atribuições relativas à logística reversa dos geradores, também é positivo", acrescentou.

Problemas
Os pontos negativos, na opinião da pesquisadora, são referentes aos artigos 9º e 33 da regulamentação. O primeiro "abriu possibilidades para a 'recuperação energética' dos resíduos, ou seja, a incineração". Grimberg questiona a medida ao considerar o caráter tóxico da queima de lixo. Segundo ela, as cinzas devem ser destinadas a um aterro especial. "Mais um aspecto negativo: a análise do ciclo de vida do produto não foi incluída como um processo anterior à coleta. Seria a deixa para os fabricantes repensarem seus produtos, como o excesso de embalagens", pontua.

Sobre o artigo 33, que trata da logística reversa, Elisabeth Grimberg criticou o fato de o texto deixar a cargo dos geradores de resíduos (setor empresarial) a liberdade de escolha referente a execução do processo para produtos em que não há obrigatoriedade prevista na lei. "Se o gerador disser que não pode recolher um produto, por inviabilidade técnica ou econômica, a sociedade terá de aceitar", conclui.

Sanção
Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) deverá ser sancionada, por meio de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento que está previsto para ser realizado em 2 de agosto. Nos dias que antecedem a possível sanção, todos os ministérios que têm relação com o tema deverão se manifestar, e caso haja propostas, elas serão encaminhadas para a Casa Civil.


Para onde vão as lâmpadas que não são mais úteis? As lâmpadas contêm uma grande quantidade de elementos que são altamente prejudiciais ao meio ambiente, portanto não podem ser jogadas no lixo doméstico comum.

Dentre estes elementos perigosos encontram-se materiais como vapores metálicos, de mercúrio, sódio ou fluorescentes, que se inalados ou ingeridos causam sérios danos ao sistema nervoso. Para que não haja risco destes elementos contaminarem o meio ambiente, animais e pessoas, é essencial que passem por um processo de descontaminação.
 
 
A Biopetro, empresa especializada em coleta de resíduos perigosos, oferece um serviço de coleta de lâmpadas, com todos os requisitos legais e operacionais para que a lâmpada que foi descartada por você ou pela sua empresa não cause danos ao nosso planeta.

Toda lâmpada coletada pela Biopetro é seguramente alocada nos veículos para um seguro transporte, armazenamento temporário e destinação final em indústrias recicladoras que irão descontaminar o vidro e separar os materiais tóxicos para reutilização em outros fins.

Além de oferecer este serviço de utilidade ao meio ambiente, a Biopetro gerencia todo o processo de logística reversa, informando toda a documentação que comprova a correta destinação das lâmpadas coletadas. É possível acessar a qualquer momento o site, entrar na área do cliente e verificar diversas informações relacionadas ao serviço como documentação de transporte, certificado de coleta, certificado de destinação final, licenças ambientais, etc.


Vale a pena conferir uma animação desenvolvida pela WWF Brasil, sobre a ação humana no meio ambiente.

quarta-feira, 28 de julho de 2010
Confira uma animação, desenvolvida pela WWF Brasil, sobre a ação humana na terra.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lançado há um mês, o site da Ecociência já recebeu aproximadamente 2.000 visitas. Com o intuito de divulgar as ações desenvolvidas e tornar a instituição conhecida, disponibiliza informações sobre a estrutura e missão da associação, sobre a rede integrada de resíduos sólidos - RIR e serviços prestados, empresas associadas, cotação de resíduos e notícias relacionadas à cadeia de materiais reaproveitáveis.

Há também endereços de locais aonde podem ser entregues os resíduos recicláveis e galeria de fotos com registro de reuniões e eventos em que a Ecociência esteve presente, que podem ser encontrados em http://www.ecociencia.org.br/.
 
Até 2012, a Associação das Empresas e Profissionais da Cadeia de Materiais Reaproveitáveis do Estado do Espírito Santo (ECOCIÊNCIA) visa ser referência na cadeia de materiais reaproveitáveis no estado por sua credibilidade, técnica e capacidade articuladora dos interesses das empresas do setor e da sociedade. A Ecociência foi constituída em outubro de 2007 sob a forma de associação civil, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A associação surgiu da necessidade de organizar os empresários e catadores atuantes na área de reciclagem.


 
Segundo o Diretor da Ecociência Romário Araújo, são 14 empresas de tipologias diferentes associadas no Estado, todas com licença ambiental, e há 3 em vias de associar-se, encubadas. A Associação trabalha com duas vertentes: melhorar a captação dos resíduos e sua destinação para aterros e criar programas que permitam que os resíduos sejam direcionados para a cadeia produtiva.
 
Formada por uma diretoria executiva, secretaria executiva e um conselho fiscal, a Associação criou recentemente em sua estrutura organizacional o Conselho de Diretores da Ecociência (CONDIR) e as Diretorias de Núcleos, divididas por áreas de resíduo: Papel, Papelão e Tetra-Pack; Urbanos; Metais; Saúde; Eletro-Eletrônicos; Perigosos; Construção Civil; e Pneumáticos. “O Condir tem o objetivo de propor projetos e ações para desenvolver esses segmentos e assessorar a diretoria executiva tecnicamente” afirmou Romário.
 
Na busca da destinação correta dos resíduos em geral, inclusive resíduos domésticos, do comércio e das indústrias, a Associação possui parceria com aterros sanitários do Estado. Resíduos que as plantas locais não processam, são destinados para empresas parceiras em outros estados, criando assim uma rede nacional. “Hoje a Ecociência retira 9.000 toneladas de resíduos por mês do mercado”, ressaltou Romário.
 
Uma ação desenvolvida em parceria com o SINDIEMBALAGENS (Sindicato da Indústria de Embalagens e Tubos Flexíveis, Frascos e Componentes, Artefatos Injetados e de Fibra de Vidro do Estado do Espírito Santo), propôs o aperfeiçoamento da Lei 8.745 que obriga os estabelecimentos comerciais de Espírito Santo a usarem sacolas oxibiodegradáveis.
 
Na proposta apresentada, sugeriu-se a inclusão da obrigatoriedade de uso pelo comércio do Estado, das sacolas oxibiodegradáveis e recicladas, dando ao comércio uma opção de compra. Essa retificação tem o intuito de incentivar o empresariado do setor a investir no segmento para aumentar a produção, gerando maior demanda pela matéria prima, empregos e também maior capacidade para a destinação correta dos resíduos plásticos gerados no Estado.



FONTE: PCMR
 A indústria depende dele. A política depende dele. Você depende dele. E tudo isso depende do mercado, da descoberta de novas jazidas, do desenvolvimento de tecnologias para exploração e, sobretudo, de um consumo consciente. Entenda por que o petróleo domina o mundo

Vale a pena conferir!

Clique e assista o vídeo desenvolvido pela Editora Abril através da  revista Super Interessante.


FONTE: ABRIL

quarta-feira, 21 de julho de 2010


No ultimo dia do 12º Simpósio Estadual dos Postos de Combustíveis e Serviços, nos momentos finais do evento, era chegada a grande hora. O Sorteio da TV LCD 32" para todos aqueles que participaram do Quiz.

A Sortuda da vez foi a Andressa Moreira da empresa Pianna Lub. E não estando presente na hora do sorteio, foi enviado um email a ganhadora informando sobre a conquista.

Andressa entrou em contato com a Biopetro para confirmar a conquista, e de início pensou que fosse "trote":

...Pensei no momento  que fosse trote, pois nunca havia ganhado nada, e nem estava presente na hora do sorteio. O Email não chegou em minha caixa de mensagem e fui avisada por uma amiga na manhã seguinte me dizendo que havia sido sorteada. Liguei para a Biopetro e me confirmaram que realmente tinha sido a sorteada. Foi uma bela surpresa, eu não esperava" - disse Andressa
Luiz Felipe, Andressa e Enilson
A Biopetro, na tarde do dia 20/07 (terça-feira) compareceu a empresa onde trabalha Andressa Moreira e  fez a entrega do prêmio através do Consultor da região, Luiz Felipe Dalvi e o Diretor Operacional, Enilson Pacheco .



A Biopetro participou do 12º Simpósio Estadual dos Postos de Combustíveis e Serviços (SINDIPOSTOS) nos dias 14 e 15 de julho de 2010.
Com um estande de 30m², a Biopetro deu ênfase na nova "Política Estadual de Resíduos Sólidos"(Lei Estadual 9.264) e ao novo serviço integrado ao gerenciamento de resíduos: O Monitoramento de Prazos.

Com a meta de mostrar ao visitante do evento, e cliente, uma forma correta de gerenciar os resíduos de forma segura, confiante e transparente, a Biopetro contou com uma equipe de expositores capacitada para retirar todas as dúvidas sobre o adequado gerenciamento dos resíduos.

Consultores de vendas de todas as áreas do ES, MG, BA e RJ, estavam presentes no evento e recepcionando seus clientes e apresentando a Biopetro e seus serviços; 

"A Feira foi importante para que as pessoas pudessem conhecer mais sobre a empresa, equipe e os serviços oferecidos" - disse Pedro Missawa, Supervisor de TI

Para que os visitantes ampliassem o leque de conhecimento sobre os resíduos contaminados, foi desenvolvido um Quiz, onde o participante respondia perguntas sobre assuntos ambientais, gerenciamento de resíduos, e Politica Estadual de Resíduos Sólidos e ao final de sua participação, concorria a uma TV LCD 32".


E o resultado não poderia ter sido melhor. O estande da empresa, muito visitado durante os dois dias de feira aproximou ainda mais o cliente da Biopetro. Uma movimentação intensa, um super estande, uma equipe altamente capacitada, quiz, barman, chopp, buffet permitiram que as pessoas fossem bem recebidas e pudessem conhecer cada vez mais sobre a maior gerenciadora de resíduos do ES.



Ao final do evento, foi o momento do sorteio da TV LCD 32". Um grande número de pessoas foram conferir o sorteio, e a ganhadora do prêmio foi Andressa Moreira da empresa Pianna Lub e como não estava presente para levar o prêmio, a Biopetro o entregou a sortuda em seu local de trabalho.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Um operário que participava dos trabalhos de limpeza após explosão e vazamento de óleo teve sorte e escapou de um afogamento no mar. Um fotógrafo do Greenpeace flagrou o incidente e o dramático resgate do homem;

As operações de limpeza continuavam nesta terça-feira (20) no Porto de Dalian, na China, quatro dias depois de uma explosão que provocou um grande vazamento de óleo na costa, forçando uma refineria a retardar suas atividades e afetando o movimento portuário.

A agência Xinhua, oficial, informou que as atividades portuárias de carga voltaram ao normal, depois das restrições impostas após o incidente.

Mas a importação de óleo ainda deve ser afetada até o final da semana.

A operação de limpeza deve durar vários dias.





FONTE: G1
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Com uma visão inovadora, os dois maiores eventos do varejo Capixaba uniram-se para realizar em um único espaço, a SUPER ACAPS PANSHOW 2010 que acontecerá durante os dias 13, 14 e 15 de julho de 2010, no Pavilhão de Carapina, Serra, ES.


Uma das feiras tradicionalmente conhecidas no calendário de eventos do Espírito Santo: A ACAPS, da Associação Capixaba de Supermercados que está em sua 24ª edição, e a PANSHOW, do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo, em sua 11ª edição.




quinta-feira, 8 de julho de 2010


Depois de 21 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi aprovada pelo Senado na noite desta quarta-feira (7). No mesmo dia, à tarde, a PNRS havia sido debatida e aprovada nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) da Casa.

A votação foi tranquila nas comissões, com apreciação de relatórios praticamente iguais dos senadores César Borges (PR-BA) e Cícero Lucena (PSDB-PB). A única diferença foi a retirada do inciso 3, artigo 54, que enquadrava como crime ambiental o descarte de lixo em locais inadequados, o que poderia penalizar o cidadão comum com quatro anos de prisão.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comemorou o resultado. "Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil passa a ter um conjunto de instrumentos inovadores para a solução dos problemas do lixo no País". Ela enfatizou a gestão compartilhada dos resíduos sólidos como responsabilidade da sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos.



O substitutivo ao projeto de lei (PLS 354/89) que institui a Política foi aprovado no início da tarde de ontem (7/7) e seguiu para o plenário do Senado em caráter de emergência. O secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do MMA, Silvano Silvério, que coordenou o processo de debate entre Executivo e o Congresso, disse que o encaminhamento da matéria ao Legislativo, em setembro de 2007, acelerou a tramitação dessa política que já durava mais de duas décadas. "Essa iniciativa nunca havia sido tomada pelo Executivo".

Silvério também comentou que Câmara e Senado contribuiram para melhorar ainda mais o projeto e colocar o Brasil em posição compatível com a União Europeia em relação à legislação que se refere aos resíduos sólidos.


"É um dia histórico. Essa é uma luta de quase 21 anos. A matéria é complexa e vem sendo discutida por todo esse tempo por diferentes setores da sociedade. A aprovação é extremamente importante para o meio ambiente e para a saúde em todo o País", afirmou o relator César Borges.


O senador Cícero Lucena destacou que a aprovação é também um estímulo para a geração de renda, pois prevê incentivos a cooperativas e outros tipos de organizações de trabalhadores envolvidos com os processos de resíduos, como os catadores.




A BIOPETRO AMBIENTAL está muito feliz com esta conquista. Lembrando que o Espírito Santo deu um passo a frente em 2009, aprovando a "Política Estadual de Resíduos Sólidos", Lei estadual Nº 9.264.

O MEIO AMBIENTE É UMA CONQUISTA DE TODOS!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos terminou sem a votação da matéria, no último dia 9 de junho.

O motivo foi que não havia número mínimo de senadores previsto no regimento do Senado, a reunião foi encerrada sem a decisão da proposta, cuja votação deverá ser feita em reunião futura, ainda a ser marcada.

No mesmo dia, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi ao Congresso participar de uma audiência pública para discutir os temas que o Brasil vai apresentar na COP-10, no Japão, em outubro. Após o compromisso, a chefe da pasta ambiental se encontrou com o presidente do Senado, José Sarney para pedir agilidade no processo que trata dos resíduos, mas não obteve sucesso. O projeto segue engavetado e não há nova data para que seja votado.


Vale destacar que, o Espírito Santo ganhou, no ano passado, uma Política Estadual de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 9.264. Trata-se de um instrumento importante para disciplinar o manuseio de resíduos e que representa um avanço na legislação ambiental estadual.